
Há uma nova corrida do ouro virtual em curso.
No momento em que o Bitcoin enfrenta dificuldades, por conta de divisões internas, uma moeda virtual concorrente, conhecida como Ethereum passou por disparada de valor, com alta de 1.000% nos três últimos meses.
O Ethereum está atraindo a atenção dos gigantes das finanças e tecnologias como o: JPMorgan Chase, Microsoft e a IBM, que vêm descrevendo a moeda como uma espécie de Bitcoin 2.0.
Como o Bitcoin, o sistema Ethereum se baseia em um registro permanente, conhecido como Blockchain, no qual todas as transações são publicamente anotadas. A promessa de um sistema como esse é a de que permitirá a troca de dinheiro e ativos com mais rapidez e a custos mais baixos do que seria possível se a transação envolvesse uma longa cadeia de intermediários.
Mas o Ethereum também conquistou fãs no mundo inteiro com sua promessa de fazer muito mais que o famoso Bitcoin. Além da moeda virtual, o software oferece uma maneira de criar mercados online e transações programadas conhecidas como contratos inteligentes.