
Muitos países e regiões estão considerando a criação de sua própria moeda digital. Dada a popularidade do Bitcoin, isso é tudo menos surpreendente. A última região a desvendar seus planos não é outro senão a Palestina. A autoridade monetária local tem considerado até o conceito de uma moeda digital emitida pelo banco.
Uma moeda digital
para a Palestina faz sentido
É bastante interessante ver tantos funcionários se interessar pela criptomoeda agora. Embora os pagamentos digitais estejam lentamente se tornando a habituais, o lançamento de uma moeda digital nacional é uma outra coisa completamente diferente. Autoridades palestinas esperam desenvolve-la nos próximos cinco anos, no máximo. Esta nova moeda destina-se a proteger contra a interferência israelense. Um trem de pensamento interessante, para dizer o mínimo.
Faz muito sentido para a Palestina criar uma moeda eletrônica nacional, no entanto. Na verdade, atualmente a região não tem nenhuma moeda nativa. Em vez disso, eles usam dólares dos EUA, euros, shekels, e o dinar jordaniano. Esta é uma mistura de diferentes moedas, nenhuma das quais tem ligações reais com a Palestina. Além disso, o governo e os bancos não podem exercer muito controle sobre essas moedas, o que suscita algumas preocupações.
Uma das perguntas é como este projeto será retirado do papel. Além disso, há o acordo do Protocolo de Paris de 1994 que efetivamente proíbe a Autoridade Monetária Palestina de emitir uma moeda. Em teoria, uma moeda digital contornaria este acordo. Ao mesmo tempo, pode criar um monte de conflitos entre a Palestina e o resto do mundo.
Com nenhuma facilidade de impressão de dinheiro à sua disposição, uma moeda digital é a única opção lógica para a nação, Além disso, usando essa moeda já não permitiria a autorização dos israelenses para entrar no país. Parece que esta moeda digital será chamada de "Libra Palestiniana", embora esse nome possa mudar.